Entesofito: o que é, sintomas, causas e tratamento

O entesófito consiste numa inflamação que surge no local onde o tendão se insere no osso, ocorrendo com mais frequência no calcanhar, em pessoas que sofrem de doenças como artrite, espondilite anquilosante e gota.

O entesófito do calcanhar, também designado por entesopatia calcânea pode causar sintomas como inchaço, rigidez e dor no calcanhar, principalmente ao apoiar o pé no chão e ao caminhar, que pode se tornar mais intensa quando a pessoa passa muito tempo de pé.

A dor no calcanhar causada pelo entesófito pode ser aliviada com o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, exercícios de alongamento, fisioterapia e, em alguns casos mais graves, cirurgia.

Entesofito: o que é, sintomas, causas e tratamento

Possíveis causas

O surgimento do entesófito é mais comum em pessoas que sofrem de doenças, como artrite reumatoide, artrite psoriática, espondilite anquilosante e gota.

Porém, embora seja mais raro, o entesófito também pode surgir em pessoas que sofrem de obesidade, devido à pressão exercida nas articulações, em pessoas que usam muito determinadas articulações ou como resultado de uma lesão durante a prática de exercício físico.

Quais os sintomas

Os sintomas causados pelo entesófito são dificuldade para caminhar, devido ao inchaço e rigidez do local e dor no calcanhar, que geralmente se intensifica quando a pessoa fica muito tempo de pé, ou exerce um grande impacto sobre o calcanhar, como durante saltos ou corrida.

Em que consiste o diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo médico e consiste na avaliação dos sintomas relatados pela pessoa e na observação do local onde a pessoa sente dor. Além disso, também pode ser necessária a realização de um raio-X, ultrassonografia ou ressonância magnética.

Como é feito o tratamento

O tratamento geralmente consiste em repousar o membro afetado e tomar os remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo ortopedista, como ibuprofeno ou naproxeno, por exemplo, sendo necessário, em alguns casos, administrar injeções de corticoides, para reduzir a inflamação. Além disso, ele pode indicar a realização de exercícios de alongamento, que devem ser orientados por um fisioterapeuta.

Caso o entesófito seja resultado de uma doença auto-imune, como a artrite psoriática, por exemplo, pode ser necessário controlar a doença com imunossupressores. Saiba mais sobre a artrite psoriática e veja em que consiste o tratamento.

Em casos em que a lesão é muito grave e não alivia com a administração de medicamentos, pode ser necessário realizar uma cirurgia, que consiste na substituição da articulação afetada e inserção de uma prótese.